Palmas deu mais um passo no fortalecimento de políticas inclusivas com a autorização para o início das obras do Centro de Educação e Saúde Inclusiva (CESI) Sarah Gomes. A estrutura, inédita no segmento no Brasil, é projetada para atender aproximadamente 400 crianças neurodivergentes do município, oferecendo atendimento especializado e suporte integral às famílias.

Sob a gestão do prefeito Eduardo Siqueira Campos, o centro surge como resultado de uma frente de trabalho dedicada a fortalecer o acolhimento de alunos neurodivergentes, ouvindo e acolhendo as famílias para mitigar dificuldades e promover dignidade.

Para Lisandra Carvalho, mãe de Atos Gabriel, aluno neurodivergente da rede municipal, o projeto representa um avanço. “Sou mãe atípica, meu filho é autista, com TDAH e nível dois de suporte. Já fomos atendidos pela rede quando as atividades eram na Escola Francisco Brandão. Agora, essa ampliação dos serviços traz uma grande expectativa para todas as famílias atípicas, uma oportunidade de desenvolvimento para nossas crianças”, disse.

Atendimento intersetorial

Vinculado à Superintendência de Educação Inclusiva — criada em caráter inédito pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) —, o CESI oferecerá suporte especializado em diversas áreas para garantir a plena inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas.

A superintendente Francisca Vera Alves destaca que o centro “vem para democratizar as ações intersetoriais de educação, saúde e assistência social, em um espaço moderno, preparado para atender diversas especialidades.”

A secretária de Educação, Anice Moura, também reforçou a importância da iniciativa. “Vai somar às ações da educação para melhor atender as crianças especiais, assegurando suporte administrativo, pedagógico, clínico e social às famílias. O CESI contará com os melhores profissionais, sendo não só um centro de atendimento, mas também de formação para uma sociedade mais justa, igualitária e equânime”, afirmou.

Estrutura

A autorização para o início das obras foi dada nesta quinta-feira, 5. Instalado ao lado da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, na Quadra 401 Sul (ACSU-SO 40), o CESI Sarah Gomes terá infraestrutura projetada para estimulação, desenvolvimento e bem-estar dos atendidos. O projeto prevê:

Duas salas para até 29 alunos cada;
11 salas para quatro alunos cada;
Sala multissensorial;
Salas de fisioterapia e descompressão;
Espaço de planejamento e coworking para acompanhantes;
Fraldário e área para atividades da vida diária;
Pátio externo com piso emborrachado;
Refeitório, cozinha, copa e área de serviço;
Sanitários adaptados e ala administrativa.

Facebook Comments Box